Dicas para se preparar para a compra de um consórcio


Depois de trabalhar um mês inteiro, você recebe seu salário, paga suas contas, compra alguma coisa que precisa e quando percebe o dinheiro acabou, não é mesmo? Saiba que com algumas pequenas mudanças no seu dia a dia, você pode passar a guardar uma parte do seu salário para investimentos. Confira algumas dicas para se preparar para a compra de um consórcio.

Grande parte dos livros de finanças e dos estudiosos sobre o assunto, afirmam que é necessário guardar 10% da renda mensal. Porém, essa quantia não é uma realidade possível para muitas pessoas. De uma maneira geral, esse valor pode ser considerado como uma média a ser investida. Se for possível poupar mais (sem sacrificar a qualidade de vida), devemos fazê-lo.

O resultado de quem poupa dinheiro hoje é um futuro muito mais tranquilo e seguro. Além disso, ao investir no pagamento de um consórcio, você facilita a conquista de sonhos, como a sua casa própria, automóvel, moto e outras possibilidades. O fato é que guardar dinheiro e aprender a fazer investimentos inteligentes, como um consórcio, não é fácil para todo mundo. Por isso, nós separamos algumas pequenas dicas para você começar hoje mesmo. Veja abaixo:

Comece fazendo o levantamento de todas as suas despesas

Liste todos os  seus gastos fixos como aluguel, luz, água, educação, telefone, internet e também os variáveis, como supermercado, alimentação, combustível entre outros. Não se esqueça também de incluir as dívidas, como: compras parceladas e rotativo do cartão, por exemplo. Com esse levantamento você saberá o quanto sobra para poder investir.

Busque novas fontes de renda

Se mesmo após fazer o levantamento não sobrar um valor para investimento, que tal buscar outras fontes de renda? Um trabalho como freelancer ou até mesmo transformar um hobby como pintar, costurar e cozinhar em uma nova fonte de renda, podem te ajudar a complementar nas despesas e nos futuros investimentos.

Na hora das compras, use dinheiro ou débito

É muito tentador sair para as compras (necessárias) sem um limite específico para gastar. Por isso, sempre leve a quantia certa que pretende gastar no supermercado ou em uma loja. Com o cartão de crédito é muito fácil se perder nas parcelas e não conseguir pagar a fatura total no fim do mês.

Conscientize todos os membros da família

Não adianta você começar a poupar e não envolver todas as pessoas que convivem com você nessa mudança. Quem é casado deve conversar sobre o assunto com o cônjuge e com também com os filhos, se for o caso. Todos precisam estar cientes desse novo momento e cooperarem individualmente para que tenha sucesso.

Adquira novos hábitos mais econômicos

Fazer refeições fora de casa, passeios no shopping, cinema e baladas, são gastos que não podem ser mais frequentes na vida de quem está economizando. Aproveite para participar mais das atividades gratuitas da sua cidade, fazer uma caminhada e até assistir um filme em casa. Além de momentos mais especiais em família ou sozinho, o seu bolso, com certeza, agradece.

Escolha uma empresa confiável para a compra do seu consórcio

De nada adianta poupar e fazer um investimento furado. Por isso, na hora de comprar o seu consórcio, opte sempre por empresas confiáveis, sólidas e com experiência comprovada no ramo. Busque também contato por telefone e até pessoalmente antes de fazer qualquer compra.

Por que um consórcio?

Os consórcios são considerados uma das opções mais indicadas para que deseja adquirir um bem ou guardar uma quantia específica para ser usada no futuro. Dessa forma, é possível fazer uma espécie de “poupança forçada” para realizar determinado sonho, por exemplo. Além disso, diferente de um financiamento, no consórcio o consumidor não paga juros.

Para facilitar a sua escolha, conte com a experiência de uma empresa com mais de 25 anos no segmento de compra e vendas de consórcios em todo o território nacional. A Consórcio SC possui a segurança e flexibilidade que você precisa. Entre em contato conosco e conheça nossas negociações diferenciadas e facilitadas.  

Confira aqui nossas opções de consórcios. Deseja falar online com um de nossos atendentes? Clique aqui.