É possível desistir de um consórcio?


A compra de um carro, de um imóvel e de qualquer outro grande bem de alto valor não é algo simples. Dependendo da forma de pagamento escolhida, é preciso de muito planejamento financeiro para incluir a nova saída de dinheiro no orçamento. Contudo, imprevistos acontecem e nem sempre as coisas acontecem como o planejado. Nesses casos, é possível voltar atrás na escolha feita? É possível desistir de um consórcio, por exemplo? Veja mais a seguir.

código de defesa do consumidor chama de direito de arrependimento a desistência de contratos que pode ocorrer dentro do prazo de sete dias a contar da data de assinatura.  Porém, desde que a contratação ocorra fora do estabelecimento comercial, por telefone ou internet, por exemplo. Nessas situações, devem ser devolvido todos os valores pagos de forma imediata.

Para desistências no decorrer do contrato, é preciso conferir se a administradora escolhida possui uma política sobre cancelamento de cota. Caso possua, você deve formalizar seu pedido de desistência (por escrito) para solicitar o cancelamento. A legislação (art. 22 da Lei 11.795/2008) defende o dinheiro e o consorciado, garantindo que ele poderá receber o dinheiro antes mesmo do grupo se encerrar.

Já se você foi contemplado e usou o dinheiro da contemplação, mas quer desistir do pagamento das parcelas, não poderá abandonar o consórcio. Você terá que permanecer no grupo. Caso ainda não tenha utilizado a carta de crédito, é preciso realizar um processo chamado de “descontemplação” e prosseguir com o cancelamento da cota.

O que fazer se quero desistir e já usei o dinheiro quando fui contemplado?

Caso você queira vender seu consórcio já contemplado, pode contar com administradoras que realizam a compra de consórcios. A Consórcios SC adquire sua cota contemplada ou não, em atraso ou cancelada e ainda garante a melhor proposta com pagamento à vista.

Conte com a experiência de uma empresa com mais de 25 anos no segmento de compra e vendas de consórcios em todo o território nacional. A Consórcio SC possui a segurança e flexibilidade que você precisa. Entre em contato conosco e conheça nossas negociações diferenciadas e facilitadas.  

Deseja falar online com um de nossos atendentes? Clique aqui.