Parcelas do consórcio: é possível antecipar?


Seja por conta do 13º salário, de um dinheiro inesperado ou até um aumento de salário, se você possui um consórcio, é possível que esteja pensando em eliminar futuras dívidas e antecipar o pagamento das parcelas. Será que isso é possível? Confira algumas orientações no post de hoje de como amortizar o seu saldo devedor ou até mesmo quitá-lo.

A amortização, que significa a redução de dívida por meio de pagamento parcial ou gradual do saldo devedor, pode ocorrer de três formas: direta, inversa e diluída nas parcelas. Na ordem direta, o valor antecipado quitará as prestações vincendas mais próximas. Na ordem inversa, ele quitará as prestações vincendas a contar da última. Já diluído nas parcelas, a quantia antecipada irá diminuir o valor de todas as próximas parcelas mensais.

 

Porém, antes de escolher a forma mais adequada para o seu orçamento, é necessário conferir seu contrato para verificar quais as possibilidades aceitas por sua administradora.
Além disso, existe a opção de liquidar todo o saldo devedor. Dessa forma, você encerra sua participação no grupo e terá suas garantias liberadas.

Vale para consórcio de imóveis?


Além das possibilidades mencionadas acima, em caso de um consórcio residencial, você ainda pode utilizar o FGTS. Utilize o saldo da sua conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço tanto para amortizar quanto para quitar suas prestações. Uma vantagem desse tipo de investimento é que amortização ou a quitação do saldo devedor, além de aliviar o orçamento mensal, elimina ou reduz os valores pagos com a correção do crédito.


Eliminar dívidas ou ofertar lances?

Caso você já tenha sido contemplado no consórcio, amortizar ou quitar o saldo devedor no consórcio é uma alternativa mais coerente, se ainda não foi contemplado e gostaria de receber o crédito o quanto antes, você pode utilizar esse valor extra para dar lances. Ofertando lances, você aumenta suas chances de receber o crédito e só efetua o pagamento se seu lance for o vencedor.


A solução para regularizar a sua situação

 

Em relação a qualquer dívida, devemos sempre ser pontuais no pagamento e no caso do consórcio esse cuidado é muito importante, mesmo depois da contemplação e da aquisição do bem ou serviço. Porém, existe sempre uma solução para regularizar a sua situação.

 

Caso você queira vender seu consórcio já contemplado, pode contar com administradoras que realizam a compra de consórcios. A Consórcios SC adquire sua cota contemplada ou não, em atraso ou cancelada e ainda garante a melhor proposta com pagamento à vista.

 

Conte com a experiência de uma empresa com mais de 25 anos no segmento de compra e vendas de consórcios em todo o território nacional. A Consórcio SC possui a segurança e flexibilidade que você precisa. Entre em contato conosco e conheça nossas negociações diferenciadas e facilitadas.  

 

Confira aqui nossas opções de consórcios

Deseja falar online com um de nossos atendentes? Clique aqui