Poupança x Consórcio: qual é o melhor?


Conhecido popularmente como poupança forçada, o consórcio é uma das alternativas de investimento mais vantajosas atualmente. Apesar de muitos considerarem a poupança como uma melhor opção, existem muitos fatores que cooperam para que o consórcio seja uma alternativa mais viável. Entenda abaixo as diferenças e qual é a melhor para o seu perfil.

 

Os consórcios têm feito o hábito de poupar crescer no Brasil. De acordo com os dados levantados da ABAC – Associação Brasileira de Consórcios, enquanto a caderneta de poupança precisou de 78 milhões de correntistas para arrecadar 235 bilhões de reais, o Sistema de Consórcios, com 2 milhões de contemplados, conseguiu poupar 27 bilhões de reais. Ou seja, com um consórcio as pessoas poupam 4,5 vezes mais do que com uma poupança.

 

Ao aderir a uma cota, o consorciado assume perante si e perante o grupo o compromisso de destinar uma pequena parcela do seu rendimento mensal para poupar. Dessa forma, o comprometimento é muito maior do que apenas a obrigação mensal de depositar o dinheiro em uma conta mensalmente. A probabilidade de gastar esse dinheiro que sobra é muito maior quando não existe o compromisso do pagamento de um consórcio.

 

Por se tratar de autofinanciamento, organizado por um grupo com o mesmo objetivo específico, o consórcio é a modalidade mais econômica de aquisição de bens, pois permite que o participante se beneficie da compra pelo preço à vista, pagando a prazo e sem juros. Veja mais alguns pontos que mostram a diferença entre a poupança e o consórcio.

 

Investimento e Retorno

 

No consórcio, todos os participantes do grupo se beneficiam do autofinanciamento. Dessa forma, o participante contemplado no início passa a usufruir o bem pagando um custo muito menor do que os das demais modalidades de financiamento, por exemplo. Quem é contemplado no final, também realiza um excelente investimento, recebendo um bem pelo seu valor atualizado e pelo qual pagou um valor menor.

 

Poder de barganha na compra à vista

 

Quando contemplado, seja por sorteio ou lance, o participante tem direito à Carta de Crédito para adquirir o bem quando desejar. Por se tratar de dinheiro vivo, a Carta de Crédito garante o status de quem está comprando à vista, aumentando o poder de barganha, o que pode gerar um desconto maior para a compra. Além disso, enquanto pesquisa o melhor negócio, o consorciado tem seu capital preservado, uma vez que o valor é aplicado e corrigido mensalmente.

 

Quem tem paciência, conquista mais

 

Quem utiliza uma poupança para guardar dinheiro, utiliza uma parte da renda que não é utilizada como despesa. Se você não precisa do bem que pretende adquirir agora e possui um horizonte de investimento alongado, o consórcio, por suas características de compra programada, é o  investimento ideal para o seu perfil. Assim, além de guardar dinheiro sem um objetivo específico, você está transformando seus sonhos em planejamento e ação.

 

Antes de investir, escolha bem a administradora de consórcio

 

Uma administradora de consórcios é a empresa responsável por iniciar o processo, organizando e administrando os grupos participantes. Por isso, na hora de optar por fazer parte de algum, é importante procurar uma administradora certificada e com autorização de funcionamento pelo Banco Central do Brasil, a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o sistema.

 

Conte com a experiência de uma empresa com mais de 25 anos no segmento de compra e vendas de consórcios em todo o território nacional. A Consórcio SC possui a segurança e flexibilidade que você precisa. Entre em contato conosco e conheça nossas negociações diferenciadas e facilitadas.  

 

Confira aqui nossas opções de consórcios

Deseja falar online com um de nossos atendentes? Clique aqui