Vale a pena fazer um consórcio de carro?


 

O sonho de grande parte dos meninos, durante a infância, é ter um carro. A sensação de liberdade, a facilidade para se locomover e até mesmo a lembrança dos pais, são um dos principais atrativos. Contudo, a vida vai passando e esse sonho, em algumas situações, acaba ficando esquecido, mas com o planejamento correto, pode se tornar realidade. Vamos entender se vale a pena fazer um consórcio de carro?

 

Uma das grandes vantagens de contar um veículo próprio, sem dúvidas, é a agilização da rotina e a possibilidade de viagens mais rápidas do que as realizadas em transporte público, por exemplo. Sem contar, é claro, na facilidade nos dias chuvosos, da possibilidade de sair e retornar para casa na hora que quiser e da segurança de ter um veículo para uma urgência médica.

 

De acordo com os dados da ABAC – Associação Brasileira de Consórcio, em 2017, foram vendidas 1,13 milhão de cotas de consórcio para veículos baixos. Veja abaixo alguns passos para entender como funciona esse investimento.

 

Parcelas baixas e organização

 

Por conta da flexibilidade do valor da parcela de acordo com o seu orçamento, o consórcio de um carro pode ser administrado com facilidade na sua vida financeira. É essencial, antes de se comprometer com um investimento, saber se ele cabe dentro do seu limite de gastos. Com parcelas mais baixas, a organização fica ao alcance de todos.

 

Economizando com disciplina

 

É comum ouvir que o consórcio é uma espécie de poupança forçada, pois é um compromisso financeiro que o consorciado faz para poupar, já sabendo qual será o destino da poupança.Como você fica comprometido com a parcela, é uma forma de conquistar o seu sonho, sem perder o foco e acabar gastando dinheiro com outras coisas.

 

Tenha paciência

 

Diferente de um financiamento, no qual você adquire o carro no momento em que o crédito é liberado, em um consórcio será preciso aguardar ser sorteado para enfim pode comprar a seu veículo. A vantagem desse processo é que além de não precisar investir em um valor de entrada, como no financiamento, a taxa de administração cobrada em cada parcela é menor que a taxa de juros dos financiamentos. Sem contar que você pode, entrar em  um consórcio até mesmo se estiver com o nome sujo, mas é preciso regularizar sua situação até o momento em que for contemplado com o sorteio.

 

Escolha bem a administradora de consórcio

 

Uma administradora de consórcios é a empresa responsável por iniciar o processo, organizando e administrando os grupos participantes. Por isso, na hora de optar por fazer parte de algum, é importante procurar uma administradora certificada e com autorização de funcionamento pelo Banco Central do Brasil, a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o sistema.

 

Conte com a experiência de uma empresa com mais de 25 anos no segmento de compra e vendas de consórcios em todo o território nacional. A Consórcio SC possui a segurança e flexibilidade que você precisa. Entre em contato conosco e conheça nossas negociações diferenciadas e facilitadas.  

 

Confira aqui nossas opções de consórcios

Deseja falar online com um de nossos atendentes? Clique aqui