O que fazer se atrasar a prestação do consórcio?


Após assumir a responsabilidade de um consórcio, muitas pessoas acabam sendo surpreendidas por imprevistos financeiros e não conseguem manter suas parcelas em dia. Se você está passando por essa situação, confira neste post algumas dicas e soluções para regularizar a sua situação.

Por mais que você tenha optado por um plano com flexibilidade de valores e de tempo alguns imprevistos podem sempre acontecer. Algumas pessoas atrasam, mas depois de algum tempo conseguem pagar a prestação em débito. Contudo , muitas pessoas deixam de pagar e acabam, em muitos casos, se arrependendo do negócio feito pela falta de informação.

Quais são as opções disponíveis?

A primeira coisa a fazer é sempre procurar a sua administradora, ou seja, a empresa responsável pelo consórcio. É provável que existam opções para negociação ou um acordo da dívida. Se você ainda não tiver sido contemplado, por exemplo, e perceber que, por algum motivo, não conseguirá pagar as prestações, você pode, com a concordância da administradora, optar por um bem ou serviço de menor valor.

Outra opção também é passar o seu consórcio para o nome de outra pessoa, ou vender seu consórcio para uma empresa. Algumas organizações optam por cotas ainda não contempladas, porém existem algumas que adquirem cotas já contempladas ou até mesmo as que possuem parcelas atrasadas.

Perda de direitos

O atraso ou falta de pagamento das parcelas pode levar o consorciado a perder alguns direitos do contrato para garantir a segurança e o direito de compra dos demais participantes do grupo. São eles:

– Impossibilidade de participar do sorteio e/ou lance, dependendo do que estiver acordado no contrato com a administradora;

– Juros de 1% ao mês e multa de 2% sobre as parcelas não pagas, cujo valor será calculado sobre o preço atualizado do bem ou serviço;

– Se já tiver sido contemplado, mas ainda não usado o crédito, poderá ter a contemplação cancelada por decisão da Assembleia Geral Ordinária;

– Se ainda não tiver sido contemplado, poderá ser excluído do grupo, conforme estabelecido no contrato;

– Não poderá votar nas Assembleias Gerais Extraordinárias.

A solução para regularizar a sua situação

Em relação a qualquer dívida, devemos sempre ser pontuais no pagamento e no caso do consórcio esse cuidado é muito importante, mesmo depois da contemplação e da aquisição do bem ou serviço. Porém, existe sempre uma solução para regularizar a sua situação.

Caso você queira vender seu consórcio já contemplado, pode contar com administradoras que realizam a compra de consórcios. A Consórcios SC adquire sua cota contemplada ou não, em atraso ou cancelada e ainda garante a melhor proposta com pagamento à vista.

Conte com a experiência de uma empresa com mais de 25 anos no segmento de compra e vendas de consórcios em todo o território nacional. A Consórcio SC possui a segurança e flexibilidade que você precisa. Entre em contato conosco e conheça nossas negociações diferenciadas e facilitadas.  

 

Confira aqui nossas opções de consórcios

Deseja falar online com um de nossos atendentes? Clique aqui